Geoterapia: Poder que vem da terra.

20/09/2013 14:52
A Geoterapia é um tratamento natural que consiste na utilização de terra, lama, argila com fins terapêuticos. A argila é produto da decomposição do solo, que com o passar dos séculos acumula minerais como o ferro, silício, manganês, cobre, cálcio, fósforo, entre outros. Na argila se destaca o silício, cuja carência provoca desestruturação do tecido conjuntivo, e com isso sinais de envelhecimento na pele. Por isso a argila é também amplamente usada na estética, devido seu efeito rejuvenescedor.
Há argilas de diferentes cores. Essa variedade cromática ocorre porque cada argila tem proporções diferentes dos elementos. 
 
Argila Branca: Possui efeito clareador, calmante, estimulador do metabolismo, cicatrizante, antiinflamatório e descongestionante. Ideal para peles sensíveis e com manchas. 
Argila Verde: Ideal para peles oleosas e acneicas. Possui efeito adstringente, bactericida, secativo, desintoxicante, redutor de edema e esfoliante. 
Argila Amarela: Tem efeito tensor, sendo ideal para o tratamento de rugas, linhas de expressão e flacidez tecidual. Também tem ação adstringente, estimulante da circulação, hidratante e desintoxicante.
Argila Vermelha: Auxilia na redução de medidas e quando usada na face promove esfoliação e renovação celular da pele. Própria para peles delicadas e rosadas. Quando misturada com a argila branca resulta na argila rosa, que possui ação cicatrizante, estimulante da circulação e pode ser usada no tratamento de celulite.

 

 

Fontes: Geoterapia: os poderes medicinais da argila. Disponível em: https://lyraterapeutica.com.br:8180/materiais/geoterapia-argila-LT.pdf

            Conheça os diferentes tipos de argila e os benefícios de cada uma para sua beleza. Disponível em: https://mulher.uol.com.br/beleza/noticias/redacao/2012/05/08/conheca-os-diferentes-tipos-de-argila-e-os-beneficios-de-cada-uma-para-sua-beleza.htm